Espiritualidade

A  humanidade de jesus na espiritualidade de irmã maria celeste crostarosa.

   A espiritualidade de Irmã Maria Celeste parte de uma experiência de vida na qual Deus toma a iniciativa. É sempre a transformação em Cristo pela ação do Espírito Santo que nos faz:” RETRATOS ANIMADOS DO VERBO”.

     No ensinamento da Irmã Maria Celeste a centralidade da pessoa de Jesus Cristo é absoluta. Jesus Cristo é considerado sempre como Filho, o Verbo, feito homem. Mas essa recordação constante da divindade serve para ressaltar a importância da humanidade. A humanidade de Cristo é sempre a porta para se entrar em Deus. A alma nunca deve esquecer da sagrada humanidade, por mais sublime que seja no grau da união que tenha.

       Eis um trecho de seus escritos a respeito da humanidade de Jesus: “ONDE ESTÃO OS QUE SE ATREVEM A DIZER QUE A ALMA DEVE PRESCINDIR DESTA SAGRADA HUMANIDADE, ESQUECÊ-LA É IGNORÁ-LA, SENDO QUE RECEBEU TODO BEM DO DEUS FEITO HOMEM?”

      A natureza humana assumida pelo Verbo recebeu a plenitude das perfeições divinas em grau tão eminente que pode comunicá-la a todas as alma que se unem a ele pelo amor. O verbo se revestiu da natureza humana e a natureza humana foi revestida das perfeições divinas. Jesus Cristo é o novo Adão, o homem criado como verdadeira imagem de Deus não deformada pela culpa e possue a plenitude de todos os dons e virtudes da graça. Assim como Jesus é a imagem do Pai nós somos imagem de Jesus. Deus olha com complacência a alma de Jesus e “A ALMA DE JESUS OLHA PARA DEUS COM A MESMA COMPLACÊNCIA COM QUE É OLHADA; COM ESTA COMPLACÊNCIA DE AMOR IMPETRA PARA AS ALMAS OS MESMOS BEM QUE ELE TEM E AS VESTE DE SUA INOCÊNCIA, DE SUA JUSTIFICAÇÃO, DE AMOR, PORQUE É SUA DIGNA  ESPOSA, IMACULADA E PURA, JESUS O COMUNICA ÁS ALMAS, SUA PRÓPRIA GRAÇA, PARTICIPAMOS DE SUA VESTE RIQUÍSSIMA DE GRAÇAS, DE MODO QUE, SENDO DEUS E HOMEM, NOSSO IRMÃO MAIS VELHO E CABEÇA DA IGREJA, NÓS, FEITOS GRATUITAMENTE MEMBROS SEUS, RECEBEMOS NO SACRAMENTO DO BATISMO A MESMA VESTE DE NOSSA CABEÇA, JESUS CRISTO. COM ELE DESFRUTAMOS DE TODOS OS ADORNOS DAS VIRTUDE E GRAÇAS COM AS QUAIS O ESPÍRITO SANTO, AMOU E POR AMOR DEU À ALMA SANTÍSSIMA DE JESUS CRISTO”

       Jesus Cristo é para Irmã Maria Celeste: “COMO UM SELO NA MÃO DO GRAVADOR COM O QUAL SE MARCAM TODAS AS ALMAS JUSTAS NO SER DA JUSTIÇA. COM ESTE SELO DE AMOR SÃO GRAVADAS TODAS AS ALMAS ELEITAS E ASSIM, COM UM SÓ, FAZEM-SE MUITOS RETRATOS VIVOS DE SEU ÚNICO AMOR”

    Vendo-nos em Jesus “COMO MEMBROS UNIDOS À NOSSA CABEÇA, O PAI QUE NOS AMA COM AMOR INFINITO QUE É O MESMO AMOR COM O QUAL SEU FILHO AMADO E NÔ-LO DÁ NA HUMANIDADE ASSUMIDA; O HOMEM DEUS DÁ AO PAI TODOS NÓS EM SI MESMO. ESTE DOM LHE É TÃO GRATO E EXCELENTE QUE IMPETRA PARA TODOS NÓS, ALMAS CRIADAS POR ELE, UM AMOR INFINITO DO PRÓPRIO DEUS. ASSIM, POR MEIO DO CRISTO, É-NOS DADA A GRAÇA E O MESMO ESPÍRITO SANTO COMO ESPOSO VERDADEIRO DE NOSSAS ALMAS; POR ISSO AMA-NOS COMO MEMBROS DE NOSSA CABEÇA E, CRISTO NOS VÊ COMO VERDADEIROS FILHOS SEUS, POR AMOR E POR GRAÇA”

     Mais para frente teremos contato com outros temas da espiritualidade de Irmã Celeste. É um tesouro que vamos encontrando pouco a pouco.

                              Pe. José Antonio Dal Bó Giovannetti CSsR