Santo Afonso

Escrito por Super User Ligado . Publicado em menu

Afonso Maria de Ligorio nasceu em 29 de setembro de 1696, na cidade italiana de Nápoles.  Era filho do casal José de Ligório e Ana Cavaliere. Sua educação foi de grande importância e preocupação de seus pais, é possível notar que desde muito cedo surpreendia seus pais e seus professores. Com apenas 16 anos consegue o doutorado de direito civil e canônico.

Aos 18 anos ingressa na confraria de Nossa senhora da Misericórdia, desgostoso por perder uma causa injustamente decide abandonar  a carreira de advogado. Procurando um meio para manter-se ocupado fazia visitas aos doentes  nos hospitais.  Decepcionando seu pai resolve se tornar sacerdote, ordenando em 1726.

Desde o começa de sua vida sacerdotal se dedicou incansavelmente a pregação de missões. Suas celebrações eram marcadas pelo grande numero de fieis participantes, pois o reverenciavam com suas pregações  simples e tocantes.

Passando por uma experiência entre os pastores de cabras e ovelhas, percebe-se que não pode abandonar aquele povo que se encontravam tão distante da fé. Por meio da Venerável Maria Celeste e por Orientação de dom Falcoia funda a congregação do Santíssimo Redentor em Scala.

Santo Afonso viveu  mais de cinquenta anos na congregação que havia fundado, deixando claro a seus confrades a missão desse novo instituto: “Anunciar o Evangelho aos pobres e abandonados”. Além de exemplar sacerdote e bispo, foi um exímio escritor publicando aproximadamente cerca de 113 obras. Faleceu no dia 1º de agosto de 1787 constando noventa e um anos de idade, sendo canonizado em 1836. O papa Pio IX em 1871 concede-lhe o titulo de doutor da Igreja e no ano de 1950 é proclamado “Patrono dos confessores e professores de Teologia Moral” por Pio XII. Sua festa é celebrada todo dia primeiro de agosto.