Formação

Formação no Mosteiro da Imaculada Conceição, Itu-SP

 

Acompanhamento Vocacional: Consiste num acompanhamento personalizado, por meio de correspondência, isto quando a vocacionada mora longe. Quando Mora  próximo e tem possibilidade de ir ao mosteiro é marcado duas vezes ao mês para partilha de temas vocacionais e sobre a espiritualidade da Ordem.

Aspirantado: Após o acompanhamento vocacional  se a vocacionada sentir-se atraída para aquele estilo de vida, pede para fazer a experiência do aspirantado, que consiste em passar três mês ou um mês em convivência com as irmãs dentro do mosteiro. Após esse período a candidata retorna para casa onde irá poder refletir sobre o ingresso no mosteiro.

Pré-aspirantado: É uma etapa opcional, quando decidida a ingressar na Ordem à jovem pode fazer mais um experiência interna de aproximadamente seis meses.

Postulantado: Ao ingressar conforme a maturidade vocacional da candidata ela ingressa já como postulante e fica nessa etapa durante um ano completo.

Noviciado: Passado o tempo do postulantado e a vocacionada sentindo atraída a abraçar o ideal redentorista pede o ingresso no noviciado que é um ano mais próximo da espiritualidade redentorista e das constituições da Ordem. Essa etapa tem a duração de 2 anos e tem uniforme próprio.

Juniorato: Após o noviciado faz os votos temporários que dura entre 3 a 6 anos e conforme o direito canônico orienta podes-se permitir ficar até 9 anos antes de fazer os votos perpétuos.

Votos solenes: Aproximadamente a candidata nunca prolonga mais de 6 anos os votos temporários. Ao se passar esse período faz a emissão dos votos perpétuos e faz parte definitiva da comunidade monástica.

 

Formação No Mosteiro da Sagrada Face, São Fidelis-RJ

 

Acompanhamento vocacional: A jovem interessada no acompanhamento deve escrever ou ligar para o mosteiro pedindo o ingresso. Após isso começa o período de troca de telefonemas, correspondências e visita ao mosteiro (se for possível). Após isso a jovem decidida e a comunidade vendo os sinais de vocação convida a jovem para ingressar.

Postulantado: Após o acompanhamento a jovem ingressa como postulante no mosteiro terá formação solida na vida Cristã e na espiritualidade da Ordem. Nessa etapa a candidata usa uniforme próprio (uma túnica cor caramelo “amarelo” e véu branco) e tem a duração de um ano.

Noviciado: O noviciado é tempo forte na vida da noviça, pois essa estuda de forma profunda a regra da Ordem. Nessa etapa formativa a  jovem recebe o habito vermelho e véu branco e tem a duração de dois anos, no primeiro ano  é chamada de noviça branca, no segundo de noviça preta por que já emite os votos temporários.

Juniorista: Após a primeira profissão religiosa a juniora permanece mais três anos na etapa do noviciado para completar a formação e emitir os votos solenes. Nessa etapa a juniora já usa o hábito completo.